Simplicidade e Usabilidade em Gestão. Tornando a vida das empresas mais fácil!

sexta-feira, setembro 01, 2006

QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO? - Mensagem do livro x dia-a-dia da empresa!

Paper Position baseado no livro de:SPENCER N. JOHNSON

Por: Lauro Jorge Prado

"Qual a mensagem do livro e o impacto dessas idéias no dia a dia das empresas"


Esta é uma pequena fábula sobre a forma como as pessoas lidam com a mudança, algo que intuitivamente tratamos de evitar ou minimizar, porém mudanças ocorrem e são inevitáveis.
O queijo é uma metáfora para qualquer coisa que desejamos ou necessitamos em nossas vidas. É nosso objetivo. Para os ratos, é especificamente o queijo. Para os duendes, pode ser felicidade, êxito, dinheiro, etc.O labirinto é uma metáfora da vida, qualquer que seja o lugar onde as pessoas passam o tempo buscando aquilo que desejam e necessitam.


Ao se deparar com o desaparecimento do queijo a que estavam acostumados, diante de uma mudança, cada um dos personagens reagiu de forma distinta, de acordo com suas personalidades.
Diante das inevitáveis mudanças, devemos reagir, adaptar e atuar rapidamente. Posteriormente poderemos então desfrutar e entender as melhorias.
O que podemos perceber na fabula, é, que para cada situação vivida pelos personagens do livro, há semelhanças com a vivência empresarial.
Nas empresas, diante da mudança sempre reagimos visando conquista de espaço e sucesso pessoal e profissional.
Existem pessoas que acham que sua posição é sólida e que tudo está sobre controle.
Estas pessoas são exemplos típicos de alguém que resistirá a mudanças. Certamente morrerão pelo caminho.
Seria igual a Hem que ficaria no mesmo lugar esperando o velho queijo reaparecer.Outras pessoas ficam esperando a reação dos outros, assim que há uma definição, seguem o fluxo. Acabam encontrando seu queijo.
Aqueles que reagem rapidamente procurando uma solução antes mesmo que a mudança dê seus primeiros sinais, certamente encontrarão seu queijo.O melhor dos mundos está à disposição daquelas pessoas que estão continuadamente se adaptando, se ajustando, compreendendo o movimento da mudança. Este tipo de pessoa percebe que quem tem que mudar é ela e não o mundo.
Esta foi atitude assumida por Haw que conseguiu enxergar um queijo diferente daquele que imaginava.No meio empresarial deveremos estar preparados, já que as mudanças são inevitáveis.


A fábula nos mostra que deveremos ser treinados em antecipar, monitorar, adaptar-se e apreciar as mudanças.
A fábula coloca-nos frente a frente com os personagens como se fosse um espelho, refletindo o momento e a decisão. Mudar ou morrer. A escolha é nossa.

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Acho fantastica essa fábula e também gostei muito dos comentários. Mas deveria ter um link para que pudessemos enviar para alguns amigos.

8:54 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Acho muito retardada essa história do queijo, o livro é bem retardadinho. Até hoje não entendi o deslumbramento do administradores com essa história.

3:18 PM

 
Blogger Unknown said...

Essa fabula realmente mostra como é a vida tanto empresarial quanto pessoal. Os comentários me ajudaram muito a fazer um trabalho.
Obrigada e Parabéns!
OBS: poderia mesmo ter um link para mandarmos para outras pessoas.

5:38 PM

 

Postar um comentário

<< Home